QUEM SOU

 

Nova WGMineiro por nascimento, paulista por necessidade, pernambucano por opção.

Primeiramente, tipógrafo, depois jornalista e professor universitário, na cadeira de Teoria da Imagem em Comunicação Social.

Também escritor, editor, publicitário e… aposentado. Casado com Tânia Tourinho. Interessadíssimo nos estudos culturais, com viés no interculturalismo.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8700632457043836

Currículo Geral

F O R M A Ç Ã O 

  • Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero.
  • Pós-graduado em Comunicação Jornalística – Faculdade Cásper Líbero.
  • Graduação: Comunicação Social – FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado, com licenciatura em Jornalismo.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

  • Publicitário, Jornalista, Conferencista, Editor, Professor e Escritor.
  • Ampla experiência nas áreas de Comunicação, Administração e Marketing. Especialista em elaboração de “cases” de Marketing para grandes empresas.
  • Atuação em atividades de elaboração de planejamento de marketing, comunicação e mídia.
  • Desenvolvimento de campanhas promocionais e planos de comunicação para empresas.
  • Coordenação de desenvolvimento de projetos para estandes em grandes feiras nacionais e      internacionais.
  • Gerenciamento de campanhas publicitárias e relacionamento com clientes, agências de      propaganda e mídia em geral.
  • Criação, produção e direção de jornais/revistas para empresas nacionais e multinacionais, com domínio dos programas Corel Draw, PageMaker, Photoshop, Office etc.
  • Especialista em Cases de Marketing com premiação na ADVB, ABT etc.
  • Especialista em Relacionamento com a Mídia (Media Training).
  • Atuação na área de comunicação coordenando campanhas internas, eventos, convenções e campanhas externas institucionais.
  • Participação na criação e desenvolvimento de filmes comerciais, jingles e spots para rádio, TV e cinema.
  • Coordenador Editorial da revista Thesis, do curso de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero.
  • Fundador e ex-Presidente da Associação de Mestres da Faculdade Cásper Líbero.
  • Desenvolvimento e coordenação de projetos gráficos e lançamento de livros.
  • Fundador e diretor das Editoras (sem fins lucrativos) “Correio Fraterno” (1976), “Nova Ação” (1978) e “Eldorado” (1990).
  • Especialista em Comunicação nas Organizações da Sociedade Civil.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

2005 – Faculdade Maurício de Nassau (atual)

Professor – Cursos: Jornalismo e Publicidade de Propaganda

Disciplinas: Teoria da Imagem / Atendimento Publicitário / Teorias da Comunicação

2005-2011 – Escola Superior de Secretariado de Pernambuco

Professor – Curso de Secretariado Executivo.

Disciplinas: Introdução à Administração / Cultura Contemporânea

2005-2005 – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor – Curso: Pós-graduação em Administração com ênfase em Marketing

Disciplina: Elaboração e Gestão de Projetos Empresariais

2003-2004Centro Universitário Nove de Julho (Uninove).

Professor – Curso de Jornalismo

Disciplinas: Administração Jornalística / Marketing Editorial.

1986 – 2005     Agência Gente de Propaganda Ltda.

Sócio Gerente

  • Editor do “Jornal PLP” (1983-atual), veículo de comunicação da PLP  do Brasil.
  • Diretor Geral da Revista “A Verdade” (1994 a 2001) e Editor do jornal “Grande Loja Urgente”  (1998-2001), veículos de comunicação da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.
  • Coordenação de todas as atividades de edição, montagem, impressão e distribuição dos veículos de comunicação.
  • Atendimento a clientes nas áreas de assessoria de imprensa, criação e desenvolvimento de material  promocional.

1982 – 1986     PLP do Brasil

Gerente de Comunicação

  • Coordenação geral da área de Comunicação, controle e aplicação de verbas, desenvolvimento de campanhas, criação de material promocional, coordenação de eventos como seminários, convenções etc.

1980 – 1982      Arte Final Publicidade Ltda. (Grupo CCE)

Produtor Gráfico

  • Participação na criação, estruturação e montagem da agência, desde a contratação do pessoal até a sua operacionalização.
  • Desenvolvimento, controle e aquisição de material publicitário, desenvolvimento das campanhas, criação e produção de peças para rádio e TV.

1979 – 1980      CCE

Coordenador de Publicações

  • Desenvolvimento e coordenação de todo o material publicitário e manual de instrução de equipamentos.

SEMINÁRIOS E CONGRESSOS

  • Apresentou o Seminário “Gestão do Relacionamento com a Mídia” (fevereiro/2005) para alunos de pós-graduação no Curso de Especialização em Administração com Ênfase em Marketing da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Participou do I Seminário de Divulgação Científica, Faculdade Cásper Líbero.
  • Participou da Palestra “Comunicação e Mudanças Organizacionais”, com Juan Carlos Moneda, Faculdade Cásper Líbero.
  • Participou do Seminário Produção Acadêmica e Publicações: Tendências e Debates, Faculdade Cásper Líbero.
  • Participou do III Seminário de Divulgação Científica, Faculdade Cásper Líbero.
  • Participou do I Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação para Mestrandos, Faculdade Cásper Líbero.
  • Apresentou o trabalho “Tempo livre, Comunicação e Sociedade de Consumo”, no I Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação para Mestrandos, Faculdade Cásper Líbero.
  • Participou do II Debate sobre Autores Contemporâneos, Faculdade Cásper Líbero.

LIVROS – PUBLICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

  • Imprensa na Berlinda – A Fonte Pergunta, co-autoria com Norma Alcântara e Manoel Chaparro
  • Estratégia, Linguagem e Informação – A revista Veja por dentro
  • Outros 30 livros escritos e traduzidos – relação completa em: http://www.expedienteonline.com.br/?page_id=538

ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS

  • “A massa disforme e o estado de sítio de Narciso”, in Revista Thésis, ano 2, no 4, maio de 2001.
  • “Um outro referente no discurso do Círio de Nazaré”, in Revista Thésis, ano 2, no 5, out./ 2001.
  • “Esboço para compreender a relação entre o uso das expressões populares nas mensagens publicitárias e a cultura contemporânea”, in Revista Thésis, ano 3, no 6.
  • “Tempo livre, Comunicação e Sociedade de Consumo”, in Revista Thésis, ano III, no 7.

 

 

8 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *